A Constituição de 1988 e a Regulamentação do SUS

O SUDS
Em 1985, o projeto da Reforma Sanitária é tomado " emprestado" por Tancredo Neves/Sarney para constituir o Programa de Governo para a Saúde da Nova República.
Foi feita uma eleição em 1986, com o governador eleito PMDB, criando muita pressão,condições políticas favoráveis a unificação do MS/MPAS, comandada pelo INAMPS buscando integração com os governador estaduais.
Foi criado o SUS , em Julho de1987, com o fim das AIS'S e não constituiu o fato de mudança no Sistema Nacional da Saúde.
O SUDS e os princípios da reforma sanitária que são:universalização, integridade,regionalização e hierarquização , descentralização, democratização das instâncias gestoras,etc...
Dois momentos distintos: 1-No final da gestão de Hésio Cordeiro (87 -88), se observa na tentativa de preparar a transição do Sistema Único de Saúde. Com a desconcentração para estados e municípios, fortalecendo o setor público, desestabilização do INAMPS, e enfraquecendo o setor privado e filantrópico.
2 - No final do governador Sarney (89 - 90),estabelecendo uma ação contrária, com uma grande disputa entre os governadores de MS X MPAS, com os defensores da reforma sanitária e seus opositores.
O SUDS apresentou um efeito inesperado de erros como estratégicos,constituindo uma reforma administrativa e não consegui positivamente transformar num sistema nacional da saúde.
1 / 2
10