Galeria de mapas mentais Operação-Como se tornar um especialista em operação
Este mapa mental é dividido em quatro partes: parte de pensamento, parte de estrutura, parte de dados e parte de método. 1. Pensamento: pensamento de cima para baixo, pensamento de cubo, pensamento de objeto, pensamento de juros compostos. 2. Estrutura: operação de conteúdo, operação de atividade e operação do usuário. 3. Dados: dados principais e três testes de dados. 4. Métodos: estratificação de usuários, sistema de crescimento de usuários, operação comunitária, fissão (autopropagação), uso de UGC, perseguição de pontos quentes, uso de cupons, dez estratégias de "confiança", psicologia do usuário em operação, ganhando impulso e fazendo um jogo.
Editado em 2023-07-28 16:00:26Il s'agit d'une carte mentale sur les anévrismes intracrâniens, avec le contenu principal, notamment: le congé, l'évaluation d'admission, les mesures infirmières, les mesures de traitement, les examens auxiliaires, les manifestations cliniques et les définitions.
Il s'agit d'une carte mentale sur l'entretien de comptabilité des coûts, le principal contenu comprend: 5. Liste des questions d'entrevue recommandées, 4. Compétences de base pour améliorer le taux de réussite, 3. Questions professionnelles, 2. Questions et réponses de simulation de scénarios, 1. Questions et réponses de capacité professionnelle.
Il s'agit d'une carte mentale sur les méthodes de recherche de la littérature, et son contenu principal comprend: 5. Méthode complète, 4. Méthode de traçabilité, 3. Méthode de vérification des points, 2. Méthode de recherche inversée, 1. Méthode de recherche durable.
Il s'agit d'une carte mentale sur les anévrismes intracrâniens, avec le contenu principal, notamment: le congé, l'évaluation d'admission, les mesures infirmières, les mesures de traitement, les examens auxiliaires, les manifestations cliniques et les définitions.
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Il s'agit d'une carte mentale sur les méthodes de recherche de la littérature, et son contenu principal comprend: 5. Méthode complète, 4. Méthode de traçabilité, 3. Méthode de vérification des points, 2. Méthode de recherche inversée, 1. Méthode de recherche durable.
Como se tornar um especialista em operações?
一、 Pensamentos
Pensamento de cima para baixo
Pense de cima para baixo
Etapa um: Em que tipo de ambiente está nossa indústria?
Etapa 2: Qual modelo de negócios neste setor é o nosso modelo de negócios?
Passo 3: Com os nossos recursos e força, onde devemos definir a meta para a primeira fase?
Nível de companhia
Passo 4: Para atingir esse objetivo, que tipo de modelo de estrutura de processo deveríamos ter?
Etapa 5: Quais são os principais nós de dados nesta estrutura de processo?
Etapa 6: Quantos dados devemos obter nesses nós principais?
Etapa 7: Se quisermos atingir essas metas de dados, quais módulos operacionais devemos fazer?
Etapa 8: Quais métodos devemos usar em cada módulo?
Nível do funcionário
Apresentação do caso
Caso: Tio Zhang é um vendedor de maçãs. Ele agora espera usar a Internet+ para aumentar suas vendas. Como devemos ajudá-lo?
Primeiro passo: a Apple é um produto de consumo de massa Embora não haja muito espaço para crescimento do ponto de vista do ambiente geral, o projeto em si é viável.
Etapa 2: Vender maçãs na Internet Os métodos convencionais atuais podem incluir os três métodos a seguir:
(1) Modelo tradicional de comércio eletrônico
(2) Modelo de loja de celebridades na Internet (hype + truque + conceito + celebridade na Internet + transmissão ao vivo)
(3) Off-line tradicional + Internet
Adote o terceiro modelo: o modelo básico de carrinho físico off-line (portão da escola) + pedido on-line (WeChat) + compra repetida + referência
Etapa 3: Com base na situação real do tio Zhang, determinamos o primeiro objetivo do tio Zhang
Venda 200 quilos de maçãs por dia, preço de compra de 3 yuans por quilo, venda por 5 yuans, ganhe 400 yuans por dia
Etapa 4: A estrutura do processo deste modelo no estágio atual
Etapa 5: Determinar vários dados principais no estágio atual
tráfego orgânico
taxa de conversão da primeira compra
Taxa de conversão de recompra
taxa de referência
Preço médio por cliente
Passo 6: De acordo com observações de campo, a taxa de fluxo natural que obtivemos é de 1.000 pessoas/dia, e o tio Zhang atualmente não tem fundos e energia para fazer algum trabalho de desvio. Estabelecemos o seguinte modelo de destino
Taxa de conversão de compra na primeira compra de 5%, taxa de conversão de recompra de 50%, frequência de compra de 3 dias/hora, taxa de referência de 10%, preço médio do cliente de 10 yuans (2 libras)/pessoa
Um cálculo aproximado: 1000×5%×(1,10%)n×50%/3>200/2, o resultado do cálculo é n=27 (dias)
Ou seja, depois de 27 dias, tio Zhang consegue vender continuamente 200 quilos de maçãs todos os dias.
Etapa 7: Vários módulos operacionais estão envolvidos aqui
Operação de conteúdo: melhore a taxa de conversão de compra pela primeira vez e aumente a frequência de compras repetidas
Operações do usuário: melhore a taxa de recompra
Operação da atividade: melhore a taxa de referência e o preço unitário do cliente
Etapa 8: projetamos os seguintes métodos operacionais
Operação de conteúdo
Tio Zhang fez um quadro publicitário e o colocou em uma posição de destaque para criar um impacto visual nos clientes em potencial (para aumentar a taxa de conversão de compra na primeira compra)
Aplicado para pagamento WeChat e pagamento Alipay (melhora a experiência de pagamento e aumenta a taxa de conversão de compra na primeira compra)
Quando o tio Zhang se comunicou com os alunos, ele convenceu o conceito de “os jovens deveriam comer mais frutas” (para aumentar a frequência de recompra dos usuários).
Operação do usuário
Os alunos que compram pela primeira vez podem obter um desconto instantâneo de um yuan juntando-se ao grupo ou adicionando o tio Zhang no WeChat (aumenta a aderência e aumenta a taxa de recompra)
Tio Zhang publica regularmente algumas fotos de colheita de maçãs frescas no grupo ou círculo de amigos. Os alunos do grupo podem desfrutar do serviço de entrega porta a porta ao fazer pedidos (aumentando a aderência e aumentando a taxa de recompra).
Operação de evento
Para orientar os clientes a comprar pelo menos 2 quilos de maçãs de cada vez, o preço é ajustado para 5,2 yuans por 1 quilo e 10 yuans por 2 quilos (orientando os clientes a comprar 2 quilos de cada vez para aumentar o preço médio do cliente)
Lançar uma atividade: Se um casal de namorados se reunir para comprar maçãs, poderá usufruir de um desconto de 10% (através da criação de um sentido ritual de “se são amantes, juntem-se para comprar maçãs”, causará uma palavra- efeito boca a boca e aumentar a taxa de referência)
sub tópico
Execute de baixo para cima
Etapa 1: Construa um ambiente de trabalho básico para vários módulos operacionais
Passo 2: Prepare as ferramentas ou materiais necessários para vários métodos
Etapa 3: Implemente o método set e monitore os dados em tempo real
Passo 4: Se houver alguns desvios dos dados esperados, ajuste e adote um método melhor
Passo 5: Otimize a estrutura do processo com base em dados operacionais reais
Etapa 6: À medida que os dados se aproximam do nosso modelo, nos aproximamos dos nossos objetivos estratégicos
pensamento cubo
Três elementos principais do modelo de negócios
produtos
Cliente (Usuário)
Lucro do pedido do cliente
Outros casos
Operação de novas mídias
Número de matriz de mídia, número de fãs, taxa de conversão
Operação de evento
Custo, participação do usuário, taxa de conversão
Operação comunitária
Número de grupos, número de usuários, taxa de interação
APLICATIVO Funcional
Número de recursos do produto, número de usuários, taxa de conversão
Tráfego do canal
Custo, número de canais, custo de aquisição de usuários
escrever cópia
Número de direitos autorais, volume de leitura, taxa de conversão de fãs
Faça atendimento ao cliente
Profissionalismo na fala, volume de consultas, satisfação
Redes de lojas físicas
Modelo de agência BBC
empresa intermediária
Empresa de software SaaS
Regras do Cubo de Operação
1. No processo de operação real, um conjunto de “cubos mínimos” deve ser construído o mais rápido possível
2. Quando você encontrar um gargalo, encontre a dimensão em que você se adapta melhor e “expanda-a”.
3. Em 90% dos casos, se qualquer dimensão se desenvolver demasiado lentamente, irá abrandar o desenvolvimento das outras duas dimensões.
4. Se você puder desenvolver uma dimensão ao extremo, poderá ignorar as outras duas dimensões
pensamento orientado a objetos
introduzir
No início do século 21, o desenvolvimento de software estava em franca expansão. Porém, por motivos anteriores, o software da época era desenvolvido de forma orientada a processos e as pessoas pulavam diretamente entre as páginas.
E quando a demanda foi ficando cada vez maior e as funções cada vez maiores, todos descobriram que a estrutura da época não aguentava mais. Em uma palavra, estava “desordenada”.
Neste momento, surgiu o pensamento orientado a objetos. "Orientado a objetos" abstrai tudo em objetos, depois os projeta e constrói por meio de atributos e métodos, depois os encapsula e os estende por meio de herança e polimorfismo.
várias chaves
tipo
Por exemplo, todos os direitos autorais do WeChat
objeto
Redação WeChat
Qualquer objeto pode se tornar um objeto, não importa quão grande ou pequeno seja
Atributos
título, conteúdo, estética
método
Então, qual é o método para o atributo title?
Pegue estrelas emprestadas, adicione números, adicione símbolos, etc.
Qual é o método para o atributo content?
Originalidade, perseguir pontos quentes, adicionar caixas, etc.
Qual é o método para o atributo de beleza?
Estilo de imagem, padrões de fonte, métodos de composição, etc.
encapsulamento
Este método será muito conveniente para você lembrar. Assim que o objeto for gerado novamente, suas propriedades e métodos serão exibidos imediatamente. Se ele atingir esse nível, na verdade significa que ele foi "encapsulado" em sua mente.
herdar
Neste momento, se você quiser escrever um Weibo com base neste artigo do WeChat, seus atributos e métodos são quase os mesmos. Isso é “herança”.
Polimorfismo
Você pode alterar o formato deste artigo e colocá-lo no site oficial, também pode escrevê-lo como um comunicado à imprensa e enviá-lo à mídia, ou pode fazer um pequeno vídeo e colocá-lo em um site de vídeo. polimórfico"
Caso
Alvo: redator do WeChat
Objeto: empresa
Objeto: exibição de conteúdo
Público-alvo: usuários de alto patrimônio líquido
Gráfico de resumo
Pensamento de juros compostos
Conceitos-chave de juros compostos
O principal pode acumular juros
Os juros podem se tornar o principal
Ou seja, A produz B, e então B pode ser convertido em A, e o ciclo recomeça.
Pensando no problema
1. Os produtos podem gerar conteúdo, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe o conteúdo se tornar o produto!
2. O conteúdo pode gerar usuários, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe os usuários gerarem conteúdo!
3. O conteúdo pode gerar atividade, então qual é a próxima frase?
R: Deixe a atividade gerar conteúdo!
4. As atividades podem gerar usuários, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe os usuários gerarem atividades!
5. Os canais podem gerar usuários, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe os usuários se tornarem canais!
6. Os usuários podem gerar ações, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe o comportamento trazer os usuários!
7. As ações podem produzir resultados, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe os efeitos levarem ao comportamento!
8. As operações podem gerar dados, então qual é a próxima frase?
Resposta: Deixe as operações gerarem dados!
Caso de operação
1. Os produtos podem gerar conteúdo e transformar conteúdo em produtos
Módulo de descoberta no produto
2. O conteúdo pode gerar usuários, permitindo que os usuários gerem conteúdo
Todos os produtos UGC, como Douyin, contas oficiais do WeChat e Zhihu
3. O conteúdo pode gerar atividades, deixe as atividades gerarem conteúdo
Incidente dos “Arcos Dourados” do McDonald’s, os usuários geraram ainda mais conteúdo para divulgação
4. As atividades podem gerar usuários e permitir que os usuários gerem atividades
Em alguns programas, os usuários do episódio anterior são os convidados do próximo episódio, e os convidados geram atividades
5. Os canais podem gerar usuários e transformá-los em canais
Venda direta, MLM
6. Os usuários podem gerar comportamentos e permitir que os comportamentos tragam os usuários
Curta, comente, compartilhe, encaminhe
7. O comportamento pode produzir efeitos, deixe os efeitos produzirem comportamento
HiTea contrata pessoas para criar efeito de fila
8. As operações podem gerar dados e permitir que os dados conduzam as operações
Todas as operações são assim
Outros casos
O que é ecologia?
Ecologia é produtos produzindo produtos
O que é fissão?
Fissão significa que usuários geram usuários
O que é distribuição?
Distribuição é canal de geração de canal
二、 Estrutura
Operação de conteúdo
Etapa um: metas e posicionamento
Desenhe retratos de usuários
Explore os problemas comuns enfrentados por esses usuários
Encontre um cenário de resolução de problemas
Encontre as características dos grupos de usuários
Etapa dois: produção de conteúdo
Enfrentando objetos: propriedades
Descobrir
Refere-se ao título de copywriting, slogans de cartazes, títulos de eventos, etc., ou seja, algo que pode atrair rapidamente a atenção do usuário e captar a atenção do usuário na enorme quantidade de informações de leitura.
Use algumas técnicas de questionamento, suspense, comparação e escrita digital e, ao mesmo tempo, combine alguns dos tópicos mais recentes, tanto quanto possível
Primeira experiência
Segundo as estatísticas: depois que um usuário começa a ler um conteúdo, se ele não conseguir o que deseja em 10 segundos, basicamente desistirá, então o tempo que nos resta é de apenas 10 segundos.
Devemos tentar o nosso melhor para atrair os usuários, lançando alguns destaques em 10 segundos e, ao mesmo tempo, prestar atenção se o estilo geral do layout é bonito e unificado, etc.
leitura profunda
O valor central do próprio conteúdo
Combine vários cenários e gere mais interações com os usuários
Não torne o custo cognitivo do usuário muito alto
sentir
Os sentimentos do usuário determinam a motivação para a difusão do usuário
Deixe os usuários terem vários sentimentos após concluir a leitura aprofundada: como alegria, excitação, excitação, raiva, escassez, prazer de tirar vantagem, conforto após desabafar emoções, honra única, satisfação ao fofocar, etc.
Etapa três: processamento de conteúdo
De acordo com a estrutura do conteúdo
De acordo com o tipo de exibição de conteúdo
Defina palavras-chave para cada arquivo
Etapa 4: exibição do conteúdo
ritmo de apresentação
A frequência deve ser estável
A qualidade deve ser estável
Os canais devem ser estáveis
Exibir canais
Canais de produtos próprios
Canais externos gratuitos
Canais de carregamento externos
Quatro quadrantes bidimensionais
Etapa cinco: difusão de conteúdo
Pergunta central: Como fazer com que os usuários estejam dispostos a encaminhar e divulgar?
Escuridão Chen Cang
Esse truque geralmente precisa ser implementado em combinação com o produto, ou seja, a função comportamental de encaminhamento (como acionar uma notificação para amigos no site, etc.) fica muito oculta, permitindo que os usuários concluam um encaminhamento involuntariamente.
Coerção e indução
A chave para esse truque é definir os requisitos para o comportamento de encaminhamento antes que os usuários obtenham benefícios ao definir regras. Por exemplo, antes que o usuário queira ganhar prêmios, obter respostas, adquirir conhecimento, etc., ele deve encaminhá-lo.
mova-se com emoção
Esse truque geralmente consiste em mostrar sua fraqueza no final do conteúdo para ganhar a simpatia dos usuários. Por exemplo, o patrão quer deduzir o salário ou trabalha a noite toda, etc.
Etapa 6: desembarque do usuário
página de destino
Página de pagamento, página de download, página de registro, página de login, página de acompanhamento
Resumir
Operação de evento
Antes do evento
Enfrentando objetos
Atributos
correção do objetivo
Converta as metas em metas de dados do usuário (como esclarecer quantas pessoas novas você deseja atrair, quantas pessoas deseja ativar, etc.)
Digitalizando o orçamento (claramente quanto custará)
Tempo de digitalização (claramente quanto tempo leva)
eficácia do programa
Enfrentando objetos
Atributos
criatividade
Imite alguns dos métodos mais maduros e eficazes do mercado, como redução e isenção de subsídios, promoções populares, reduções e aumentos totais, lutas em grupo, interações especiais, adivinhação de prêmios, votação, minijogos H5, etc.
Confira mais sites criativos e colete algumas ideias criativas
Operabilidade
suporte interno
apoio externo
correspondência de horário
Atratividade para os usuários
1||| Torne a redação e o conteúdo do evento o mais interessante possível
2||| O nível de operação do usuário é o mais conveniente possível
3||| As regras do evento devem ser tão fáceis de entender quanto possível
4||| Encontre um prêmio material o mais atraente possível dentro do seu orçamento
5||| Encontre tantos prêmios virtuais atraentes quanto possível, como certificados, títulos, etc.
Distribuição do usuário
Faça das atividades um "ponto de discussão" para os usuários
A atividade em si deve ser divertida e criar valor para os usuários
Torne-o lucrativo para os usuários
prontidão
Preparação de materiais
Plano de execução: pessoas, tempo, coisas
Opções
Ativo
Enfrentando objetos
Atributos
suficiência de tempo
pré-aquecer
Crie alguns truques e tópicos no início do evento para permitir que os usuários iniciem discussões
Nos dias de contagem regressiva do evento, use métodos de contagem regressiva para estimular repetidamente os usuários e aumentar suas expectativas em relação ao evento.
calor residual
Resuma este evento e compartilhe-o com os usuários com fotos e textos.
Grave pessoas ou coisas interessantes que aconteceram durante o evento e compartilhe-as em tempo hábil
Conduza comunicação e discussão oportunas sobre alguns comentários e sugestões dos usuários durante o evento, o que pode até levar a uma nova rodada de atividades.
eficiência da atividade
Monitoramento em tempo real e atenção a anormalidades
Descubra problemas, otimize-os e ajuste-os em tempo hábil
Registre dados e colete materiais em tempo hábil e organize alguns comentários dos usuários
Difusão de atividade
As atividades off-line devem ser coordenadas com canais on-line, como plataformas de transmissão ao vivo, vídeos on-line, comunidades e outros canais on-line
Em eventos offline, você deve preparar o máximo de conteúdo possível que possa orientar os usuários a encaminhá-lo.
As atividades online podem disseminar e enviar dados e eventos em tempo real. Compreenda a característica de "as pessoas gostam de se divertir" e crie cenas animadas para atrair mais usuários em potencial para participar
As atividades online também podem ser difundidas e promovidas através de um método de “contagem regressiva” para criar uma sensação de escassez e atrair potenciais utilizadores para aderirem rapidamente.
Depois da atividade
Enfrentando objetos
Atributos
Experiência de usuário
Os resultados das atividades devem ser divulgados atempadamente e de forma aberta e transparente de acordo com as regras de atividade estabelecidas.
Garanta um canal tranquilo para feedback do usuário para obter feedback suficiente sobre a experiência do usuário (comunidade disponível)
autoajuda
Compare e analise planos de atividades com metas gerais
Compare e analise métodos e efeitos específicos
Analise e resuma as áreas de insatisfação
Resumir
Operação do usuário
Recrutar
Decisão do usuário
Perguntas obrigatórias
Permita que os usuários percebam: Benefícios para o usuário > Custos para o usuário
Portanto, a abordagem geral: fortalecer os benefícios e enfraquecer os custos
custo do usuário
custo real
Adicione duração, etapas de operação, espaço ocupado, etc.
custo psicológico
Riscos potenciais, possíveis perdas, situações ruins, etc.
Solução
O primeiro passo é reduzir os custos do usuário
A segunda etapa é permitir que os usuários percebam rapidamente os benefícios
A terceira etapa é criar novos resultados ou atividades de conteúdo
reter
fique na fórmula
Benefícios para o usuário Custo de saída do usuário > Custo do usuário
Solução
1. Produção estável (benefícios para o usuário)
Frequência, qualidade, canal
3. Aumente o custo de saída
Emocionalmente: comunidade
Em termos de benefícios: sistema de crescimento de usuários
2. Não cometa erros
4. Prevenir concorrentes
Promova vitalidade
primeiro reino
Benefícios para o usuário > Custos para o usuário
Escolha o melhor momento para se manter vivo
Preste atenção ao comportamento do usuário
Tempo de permanência na página, número médio de aberturas diárias, taxa de abertura PUSH, número de usuários indicados
Por exemplo: "Quando você se levantar, vou oferecer uma refeição fixa para você."
O segundo reino
Deixe os usuários não sentirem que seus custos são custos
Deixe os esforços dos usuários serem percebidos como benefícios
Por exemplo: os usuários desejam analisar o sistema de pontos Starbucks
Por exemplo: “Vá comer imediatamente em 10 minutos e você ganha um desconto (ainda é questão de levantar)”.
O terceiro reino
Liderando o novo com o velho, líderes de opinião, etc.
Por exemplo: peça ao amigo de Xiao Wang, Xiao Zhang, para acordar Xiao Wang (passando o custo para Xiao Zhang)
Converter
Conversão de usuário
Gratuito → Pago
baixa frequência → alta frequência
Preço unitário baixo para o cliente → Preço unitário alto para o cliente
Pontos importantes a serem observados
Os utilizadores precisam de pagar dinheiro real, por isso é difícil enfraquecer a percepção de custos e fortalecer a percepção de benefícios.
Organize seus pensamentos
1||| Em última análise, os usuários devem ter a percepção de que “vale a pena pagar” ao se depararem com o produto.
2||| Para catalisar a percepção de “vale a pena pagar”, é necessário dar aos usuários uma percepção: “aproveitar”
3||| Para que o usuário tenha a percepção de “aproveitar”, é condição necessária: o usuário “quer”
4||| Existe também um método catalítico para a percepção que os usuários “desejam”, que é: “Eu mesmo usei ou vi outras pessoas usarem”.
5||| Vale a pena pagar ← Aproveitar ← Quero ← Usei eu mesmo/vi outros usarem
etapas de execução
Se for dividido em três níveis: A (gratuito), B (mal remunerado), C (alta remuneração)
O primeiro passo: Dividir os produtos em vários graus e os preços em vários graus
Etapa 2: primeiro transforme usuários gratuitos em usuários pagos
Etapa 3: Devemos tentar o nosso melhor para tornar os usuários do tipo C visíveis para os usuários do tipo B
Etapa 4: Destacar a superioridade dos usuários do tipo C e estimular os usuários do tipo B
Etapa 5: lançar uma atividade de adesão em tempo hábil para fazer com que os usuários do Tipo B sintam que estão aproveitando
Etapa 6: dê aos usuários do tipo B um motivo para converter
lembrar
Registre os motivos da rotatividade de usuários
Seleção de motivos para desinstalação, questionário do usuário
Registrar crescimento de usuários
Quem precisa de cuidados infantis são mães de crianças de 2 a 3 anos de idade
Quando as crianças têm entre 5 e 6 anos de idade, alguns produtos de educação infantil podem ser fornecidos
Resumir
三、 Dados
data chave
As etapas da operação de dados
Planejamento de Dados → Coleta de Dados → Análise de Dados → Métodos de Condução
Planejamento de dados e indicadores principais
Os indicadores de dados principais de nível superior
Assinantes
Lucro por cliente (ARPU)
Receita média por usuário
Taxa de retenção
Atividade (DAU)
Geralmente com base na atividade diária
Só pode haver um indicador de dados de nível superior
Estágio inicial do produto: número de usuários
Produto de médio prazo: taxa de retenção e atividade
Período atrasado do produto: receita média por usuário
indicador de divisão
Assinantes
1||| Número de visitas únicas (UV)
2||| taxa de conversão de novos usuários
=Número de novos usuários desta vez/Número de visitas independentes (UV)
3||| custo de aquisição de novos usuários
Taxa de retenção
1||| taxa de retenção diária
2||| Taxa de retenção semanal
3||| taxa de retenção mensal
Atividade
1||| Novo e ativo no dia (DNU)
2||| crescimento da vida diária
=DNU/DAU
A atividade diária de um produto no primeiro dia é 10.000 e a atividade diária no segundo dia é 11.000.
No primeiro dia, foram 2.000 novos adicionados e ativos no mesmo dia (DNU), e no segundo dia também foram 2.000 novos e ativos no mesmo dia.
O crescimento da atividade diária no primeiro dia é 2.000/10.000 = 20%, e o crescimento da atividade diária no segundo dia é 2.000/11.000 = 18,2%
O crescimento da atividade diária está diminuindo e a aceleração está diminuindo
receita média por usuário
1||| Receita Média por Usuário (ARPU, Receita Média por Usuário)
ARPU é um valor com tempo, geralmente em meses.
2||| Receita média por usuário pagante (ARPPU, receita média por usuário pagante)
ARPPU mensal = Receita mensal total / Número de usuários pagantes mensais
3||| Taxa de conversão do usuário pagante
4||| Valor de vida útil do usuário (LTV)
Valor do tempo de vida
Produto A: Seu ciclo de vida é de 3 meses e seu ARPU é de 1.000 yuans/mês
Produto B: Seu ciclo de vida é de 1 ano e seu ARPU é de 800 yuans/mês
O produto B é mais atraente do que o produto A. O valor contribuído pelos usuários em todo o ciclo de vida do produto é de 3.000 yuans para A e 9.600 yuans para B.
5||| Retorno do Investimento (ROI)
Retorno do investimento
Continue dividindo conforme necessário
Registo de novo utilizador
Taxa de conversão da página principal, taxa de conversão da página de registro, taxa de conversão da página de conclusão, etc.
Tipo de canal (CPM, CPC, CPA)
Taxa de alcance, taxa de cliques
Perda
Taxa de rotatividade antes do pagamento, taxa de rotatividade após o pagamento, etc.
ativo
Taxa de atividade leve, taxa de atividade moderada, taxa de atividade grave, etc.
fazer um acordo
Taxa de conversão de coleção, taxa de conversão de pedido, taxa de conversão de transação, etc.
Dimensões
Dimensão de tempo, dimensão regional, dimensão de dispositivo, dimensão de usuário, etc.
Resumir
Ciclo fechado de dados completo
Dados não tratados
Origem do usuário, volume do usuário, comportamento do usuário, tempo, etc.
Processando dados
Taxa de conversão, taxa de retenção, taxa de atividade, etc.
Obtenção de dados brutos
Definido por meio de atributos e comportamentos do usuário
Como idade, sexo do usuário e quais ações ele executou, etc.
Segmentação funcional definida por produto
Como coletar, comentar, receber cupons, etc.
Chame a interface API de produtos externos por meio da chamada de dados externos
Se você ligar para a interface do WeChat, obterá vários dados no WeChat.
diagrama de circuito fechado
Dados três testes
monitor
olhar para o passado e o presente
Monitore determinados dados em tempo real por um longo tempo para saber suas alterações a todo momento
prever
olhe para o futuro
Faça bom uso dos dados atuais e use métodos razoáveis para prever seu futuro
Detecção
Olhe para o bem ou para o mal
Usar meios razoáveis para julgar a qualidade de uma pessoa, produto ou evento
Três testes
Pessoas (usuários), bens (produtos), lugares (métodos de apresentação ou transações)
Todo mundo vive em um mundo tridimensional, mais a dimensão do tempo, torna-se um espaço quadridimensional
Comparação das mesmas dimensões
método de comparação de linha de tendência
Método de comparação de barras esquerda e direita
A dificuldade da análise competitiva de produtos reside na obtenção de dados competitivos de produtos, especialmente alguns dados operacionais internos. Normalmente podemos coletar dados externos que podem ser coletados por produtos concorrentes no mercado e fazer um gráfico de comparação de barras esquerda e direita para análise.
Desmontagem na dimensão descendente
Método de gráfico de análise de funil
Caso de previsão
Como usar dados passados e presentes para prever dados futuros
Quatro passos para alcançar
Divisão de dimensão → Amostragem → Estimativa → Sobreposição
Previsão de crescimento de usuários no próximo mês
Crescimento natural Crescimento de eventos
Como usar dados passados e presentes para prever o comportamento futuro do usuário
Propriedades do usuário
Para prever se um usuário comprará nosso produto A, primeiro classifique os dados de todos os usuários que já compraram nossos produtos, como sexo, idade, região, ocupação, etc.
PRE-ação
Por exemplo, quando um usuário compra o produto A no Taobao, haverá vários comportamentos pré-requisitos: como o tempo gasto na página do produto, se deve adicionar ao carrinho de compras, se deve coletar, se deve consultar, etc.
comportamento associado
Suponha que A seja um chá e B sejam jogos de chá. O comportamento de compra do produto A estará relacionado ao comportamento de compra do produto B. Então, os dados sobre se B foi comprado também são os dados que usamos para prever.
Número de ações
Use os dados reais do usuário e os dados dessas variáveis para prever a probabilidade de o usuário comprar nosso produto A.
四、 Métodos
Estratificação de usuários
O que você entende?
1. A estratificação de usuários é diferente em diferentes setores e pode ser diversa
Didi Taxi, quem usa o aplicativo para chamar táxis é uma espécie de usuário, o motorista também é uma espécie de usuário e os anunciantes também são uma espécie de usuário.
Se quiser fazer a estratificação de usuários, você precisará criar um sistema de estratificação de usuários diferente para esses três tipos de usuários.
2. A estratificação de usuários mudará de maneira diferente em diferentes estágios de desenvolvimento do produto.
Por exemplo, em diferentes períodos, as formas de distinguir os utilizadores de valor dos utilizadores comuns também são diferentes.
3. A estratificação do usuário requer tanto qualitativa quanto quantitativa
Qualitativo
Por exemplo, usuários de valor, usuários gerais ou VIP, super VIP, etc.
Quantitativo
Por exemplo, quanto consumo é necessário para ser considerado um usuário valioso?
Modelo RFM
três elementos
Último consumo (tempo recente)
Frequência
Valor de consumo (monetário)
Oito tipos de clientes
usuários de valor importante
usuários importantes de desenvolvimento
Importante para reter usuários
Usuários detidos importantes
Usuários de valor geral
Usuários de desenvolvimento geral
geralmente mantêm os usuários
Retenção geral de usuários
Sistema de crescimento de usuários
A diferença entre estratificação e crescimento
Estratificação de usuários
A estratificação do usuário é uma linha oculta. É algo que fazemos com os usuários, mas os próprios usuários não sabem disso.
A estratificação de usuários nos permite direcionar os usuários de forma mais eficaz
Crescimento do usuário
O sistema de crescimento de usuários é uma linha clara. É o que expomos aos usuários, esperamos e os orientamos a fazer.
O sistema de crescimento de usuários permite que os usuários se conduzam de forma mais eficaz
Um fator externo e um fator interno são as duas linhas principais que orientam as operações de nossos usuários.
Sistemas comuns de crescimento de usuários
Sistema de níveis, sistema de pontos, sistema de riqueza, sistema de tarefas, sistema de crachás
Há muitas maneiras de crescer, como consumo, check-ins diários, tarefas, postagens de respostas e interações de atividades.
Posicionamento estratégico do sistema de crescimento de usuários
Auxiliar
Manifestações
O comportamento do usuário cria o sistema de crescimento do usuário
é o resultado
O crescimento do usuário é apenas um produto do comportamento do usuário, não um incentivo
Caso
Se você tiver mais pontos no Taobao, poderá se tornar um membro ouro; se tiver mais pontos no Didi Taxi, poderá se tornar um membro platina; se tiver mais pontos no iQiyi, poderá se tornar um usuário VIP;
efeito
Aumentar o custo de saída
Para a maioria das empresas com seus próprios produtos principais, o posicionamento estratégico, ou a maior missão, do sistema de crescimento de usuários é “aumentar o custo da saída dos usuários”.
método
O pensamento de juros compostos é transformar o sistema de crescimento do usuário em comportamento do usuário
O caso de fracasso do salão de beleza, sua trajetória de comportamento do usuário: o comportamento de beleza offline do usuário → o crescimento do usuário (crescimento de pontos) → o comportamento de compra de produtos de primeira necessidade e secos do norte e do sul. A produz B e B vai para C. Este é o maior problema.
Tipo de Produto
Manifestações
O sistema de crescimento do usuário desencadeia o comportamento do usuário
é um incentivo
O usuário quer crescer, e esse desejo de crescimento desencadeia seu comportamento. Em outras palavras, o crescimento do número de usuários é o incentivo para que os usuários se comportem
Caso
No jogo, você compra equipamentos para ficar mais forte no nível QQ, compra diamantes amarelos e diamantes azuis para ganhar direitos se quiser se tornar um moderador do fórum, fica muito tempo online e posta postagens;
efeito
Retenção, promoção e monetização
método
O pensamento de juros compostos permite que os comportamentos dos usuários sejam transformados em um sistema de crescimento dos usuários
O desejo de crescimento do usuário o leva a pagar ou dar tempo e conhecimento. Então, depois que ele pagar, devemos dar a ele uma percepção de crescimento muito óbvia (entrando no sistema de crescimento), para que possamos continuar a orientá-lo para a próxima vez. . pagar
o lucro de uma empresa
dinheiro
tempo
conhecimento e recursos
Através de outras exportações, acabará por se tornar dinheiro
Construindo um sistema de crescimento
Elementos do sistema de crescimento de usuários
(1) A progressão do crescimento
(2) Condições de upgrade e condições de downgrade para cada nível
Cinco questões precisam ser abordadas
(1) Como formular uma série razoável?
(2) Quais são os principais indicadores de melhoria/desclassificação em cada nível?
(3) Quais são os comportamentos dos usuários visando indicadores-chave?
(4) Como quantificar e conectar o comportamento do usuário e os principais indicadores?
(5) Como induzir os usuários a realizar esses comportamentos de usuário?
Cinco etapas para construir um sistema de crescimento
1. Formule uma série
A entrada não pode ser muito difícil e a saída não pode ser muito fácil
Se a entrada for muito difícil, algumas pessoas serão rejeitadas.
Se a exportação for muito fácil, alguns usuários ativos de alta qualidade logo atingirão seu pico e não os perseguirão mais, e serão facilmente perdidos.
2. Defina indicadores-chave
Não existe necessariamente apenas um indicador chave, mas ele deve ter um peso (participando “daqueles dados em operações”)
O que é mais importante para nós, então este é o nosso indicador principal
O que um produto precisa dos usuários são três coisas: dinheiro, tempo, conhecimento e recursos.
O principal indicador do comércio eletrônico ou dos comerciantes off-line é a quantidade de consumo; os principais indicadores de alguns APPs são o número de usuários, a atividade diária ou a quantidade de conteúdo;
3. Planeje o comportamento do usuário
Suponha que o indicador principal seja o número de usuários
Preste atenção ao registro do usuário, como melhorar as informações do usuário, vincular o celular, vincular o e-mail, melhorar o avatar, etc.
Suponha que o indicador principal seja a atividade diária
Login, check-in, check-in contínuo, curtir, comentar, favorito, encaminhar, etc.
Digamos que a métrica principal seja a quantidade de conteúdo
Publique, escreva artigos, envie vídeos curtos, transmissão ao vivo online, etc.
Digamos que a métrica principal sejam as vendas
Algumas políticas de agentes, políticas de franquia de microempresas, etc.
4. quantificação comportamental
(1) Primeiro unifique o comportamento do usuário em um número, como pontos, valor de experiência, valor de crescimento, etc.
(2) Defina o comportamento de cada usuário com um valor numérico baseado em nosso peso, como 1 ponto para check-in e 2 pontos para postagem.
(3) Simular a trajetória comportamental de um usuário e calcular a quantidade de valores obtidos diariamente. Ou seja, simule a operação real de um usuário e veja quantos valores podem ser obtidos no mínimo, em média e no máximo em um dia.
(4) Com base no ciclo do nosso produto e em quanto tempo esperamos que cada usuário atualize, determine o valor do comportamento de cada usuário e o padrão para o valor da atualização. Por exemplo, por meio da terceira etapa, calculamos que o número máximo de pontos que podem ser obtidos em um dia é de 50 pontos. Se quisermos que os usuários atualizem para um nível em cerca de 10 dias, podemos definir o requisito de atualização para um. certo nível para 500 pontos.
Dois pontos-chave
(1) Para diferentes comportamentos dos usuários, diferentes pesos devem ser definidos de acordo com nossas reais necessidades.
(2) Controle o limite superior do valor
(3) Independentemente dos pontos ou do valor de crescimento, especialmente para o segundo sistema de crescimento de usuários baseado em produto, como crescer não é o mais importante.
(4) O mais importante é criar valor para os usuários após o crescimento, criar incentivos para os usuários, dar aos usuários a motivação para continuar a crescer e fazer com que os usuários estejam dispostos a continuar a pagar dinheiro e tempo para isso.
5. Induzindo os usuários a concluir essas ações do usuário
Se for um crescimento impulsionado pelo usuário, então quando o usuário quiser crescer, ele também considerará duas coisas: o custo do crescimento e a aquisição do crescimento.
Método: Aumentar os benefícios percebidos pelo usuário e reduzir os custos percebidos pelo usuário
Precisa ser considerado a partir de duas perspectivas do usuário: atributos e natureza humana.
Gráfico de resumo
Operação comunitária
O lugar da comunidade na estratégia
localização da comunidade
Três pontos de operação: pessoas, bens e lugares
A estratificação de usuários e o sistema de crescimento de usuários são métodos sobre "pessoas"
Comunidade é sobre a abordagem de “campo”
Em alguns trabalhos operacionais, temos relacionamento com os usuários, mas não existe relacionamento entre usuários. A comunidade pode nos ajudar a resolver esse problema.
Condições antecipadas
Uma comunidade de sucesso deve ser um grupo de pessoas que se unem para formar uma organização para atingir um ou mais objetivos comuns. Se for ao nível da empresa, também pode ser um objetivo estratégico
A comunidade não pode ser feita por fazer. Devemos primeiro compreender o posicionamento da comunidade na estratégia e as condições para manter a vitalidade da comunidade antes de podermos realmente usar bem a arma da comunidade, caso contrário, pode ser contraproducente. .
lei do aumento da entropia
Dentro de qualquer coisa fechada, se não houver estimulação energética externa, ela passará internamente de alta energia para baixa energia, eventualmente atingindo um “equilíbrio térmico”, também conhecido como “morte térmica”, ou seja, morte.
Da mesma forma para a comunidade, se não conseguirmos gerar um fornecimento contínuo de energia para a comunidade, ela morrerá em breve (ver imagem)
Duas posições de comunidade
Auxiliar
É indicado para empresas que possuem negócio principal próprio e o objetivo da comunidade é focar em uma ou mais necessidades da empresa.
Comercial
A comunidade é a empresa e a empresa é a comunidade. O propósito de estabelecer uma comunidade é um meio de realizar a monetização comercial
Pontos-chave da operação comunitária
1. Deve haver um propósito e valores comuns
2. Deve haver um certo limite
Os limites geralmente são definidos cobrando uma taxa ou concluindo uma determinada tarefa antes de ingressar no grupo.
3. Para garantir resultados de alto valor
Como decisores, se não tivermos aproveitado o momento para produzir resultados de elevado valor, isso significa que agora não é o melhor momento para construir uma comunidade.
4. A saída deve ser estável e é melhor combinar online e offline
Meet-and-greets, sessões de compartilhamento, sessões de intercâmbio, etc.
5. Deve haver uma hierarquia, permitir que as pessoas de nível superior ajudem as pessoas de nível inferior e permitir que alguns usuários se tornem gerentes.
(1) Líderes de opinião
(2) Formadores de opinião conjuntos
(3) Comunicador
É necessário encorajar e recompensar a tempo, e criar um certo sentido de ritual, como elogio público, concessão de alguns privilégios, etc. Por um lado, encoraje-os e, por outro, estimule outros grupos de pessoas
(4) Pessoa ativa
Eles devem ser orientados ainda mais para se comunicarem ativamente e criarem um senso de organização. Por exemplo, convide-os para se tornarem embaixadores publicitários da comunidade, convide-os para realizar mais atividades offline, etc.
(5) Participantes
Devemos tomar a iniciativa de cuidar e reforçar o seu sentimento de pertença à comunidade. O método consiste em organizar chats regulares para incentivá-los a falar mais e expressar mais opiniões.
(6) Espectadores
A orientação deve ser continuamente reforçada para eliminar as suas preocupações e aumentar o seu sentido de participação na comunidade.
Alto nível leva a baixo nível
(6) (5) (4) (3) Na verdade, também representa a nova aquisição-retenção-ativação promoção-conversão das operações do usuário.
(1) Dê aos comunicadores alguns benefícios e privilégios e deixe-os se tornarem gestores da comunidade
(2) Permitir que os comunicadores organizem atividades off-line para convidar ativistas, para que os ativistas lentamente se tornem comunicadores
(3) Permitir que os ativistas contatem proativamente alguns participantes, iniciem tópicos, aumentem a atividade dos participantes e transformem os participantes em ativistas
(4) Permitir que os participantes tomem a iniciativa de publicar algum conteúdo como recém-chegados, para que os espectadores possam eliminar suas preocupações e transformar os espectadores em participantes
Etapas de implementação de operações comunitárias
1. Determine o propósito da comunidade
2. Estabelecer os objetivos e valores da comunidade em torno do propósito da comunidade
3. Construção de gestores comunitários
Auxiliar
De modo geral, 1 a 2 pessoas são suficientes
A gestão e coordenação de uma comunidade mais cotidiana, focada principalmente no manejo das coisas
O outro é mais voltado para negócios e comunicação, focando principalmente na conexão com as pessoas. Às vezes, apenas cuidem uns dos outros como parceiros
Comercial
É necessário pelo menos o fundador (tipo KOL e produção de energia)
Gerente diário (tipo secretário comunitário e gerenciamento diário)
Pessoal de recrutamento (principalmente responsável pela publicidade e promoção da comunidade)
Vários parceiros de cooperação (podem chegar à plataforma em diferentes cenários)
…
4. Determine a transportadora da comunidade
Grupo WeChat, grupo QQ, grupo Maimai, fórum, etc.
5. Regras para construir uma comunidade
Objetos para ingressar no grupo
Gênero, idade, interesses, etc.
Condições para ingressar no grupo
Quer seja apenas por convite, se o pagamento é obrigatório, etc.
Regras a seguir
Você precisa mudar seu nome ao entrar no grupo, precisa enviar envelopes vermelhos, precisa se apresentar, etc.
Tratamento de violações
Publicação indiscriminada de anúncios, insultos e brigas, etc., e determinam diferentes níveis de punição, como advertências, expulsão após 3 advertências, etc.
6. Desenvolver mecanismos interativos e estratégias operacionais
mecanismo interativo
Respostas automatizadas e manuais
Estratégia de operação
Avalie suas próprias capacidades de produção, aloque razoavelmente, formule e implemente planos e registre continuamente dados relevantes
7. Filtragem e fissão de usuários
8. Entender
Se for o primeiro tipo de comunidade auxiliar, pode ajudar o negócio principal a crescer ao completar a tarefa.
Se for o segundo tipo de comunidade comercial, deve produzir e vender-se. Geralmente, a monetização será conseguida através de taxas de adesão, recompensas, crowdfunding, publicidade, comércio electrónico e outros métodos.
9. cópia de
Fissão (autopropagação)
Dois pontos-chave da fissão
1. Os usuários estão dispostos a participar depois de ver
Se os direitos autorais e o design do pôster são criativos e atraentes e se podem capturar os usuários com firmeza em poucos segundos
A precisão da segmentação das pessoas também é crucial
O texto promocional deve corresponder ao contexto em que o conteúdo é divulgado
As imagens promocionais devem destacar os três elementos principais: tema, benefícios e código QR
2. Os usuários devem encaminhar se quiserem obter benefícios
1) Interesses deixados para trás
A melhor maneira é que possamos oferecer benefícios de maior valor, mas sem custo de cópia.
Por exemplo, ferramentas de software, vídeos, e-books, tutoriais online, recursos humanos, etc., o custo é o mesmo para 10 pessoas e para 10.000 pessoas.
2) Os benefícios vêm depois e são compartilhados de forma altruísta
3) Juros máximos com juros pós-posicionados e baixa probabilidade
mentalidade de jogo
4) Os interesses são colocados nos bastidores e as funções dos usuários são assumidas
Simplificando, é permitir que os usuários participem primeiro e depois dar aos usuários uma cena para se mostrarem, mas o pré-requisito é que os usuários tragam novos usuários para participarem juntos.
Etapas específicas de implementação da fissão
O primeiro passo: esclarecer o tema e o propósito final desta fissão
Etapa 2: filtrar usuários iniciais
Passo 3: Estabeleça um grupo e determine a estratégia de operação
Para tornar o grupo mais popular, começamos a construí-lo do grupo 11 ao grupo 30, num total de 20
Passo 4: Prepare os materiais
Como 1 texto promocional, 1 pôster e 2 palavras
Passo 5: Confirme uma ferramenta de fissão e defina os materiais relacionados
Etapa 6: iniciar a implementação
Uso de UGC
Vários pontos-chave
1. Exibir o conteúdo que os usuários mais desejam obter
Se você tiver alguma dúvida, vá para Zhihu, verifique as classificações de Douban antes de assistir aos filmes e leia o Guia Mafengwo antes de viajar.
2. Aproveite o cenário onde os usuários têm maior probabilidade de produzir conteúdo (ponto de catarse emocional)
Assisti a um filme trash e quis reclamar, mas vi uma cena linda e quis compartilhar.
3. Baixas barreiras à entrada
Cenários de uso de UGC
1. Como estratégia operacional, o UGC existe há muito tempo e se tornou uma forma de obtermos conteúdos e materiais.
As coisas mais importantes nesta estratégia são três coisas: tipo de conteúdo, cenários de produção e canais de distribuição.
Em algumas empresas de Internet não UGC, como o comércio eletrônico, os tipos de conteúdo tornam-se comentários, imagens, vídeos, etc. O cenário de produção mudou para descontos em dinheiro, deduções, etc. Os canais de distribuição tornam-se artigos flexíveis, páginas de produtos, etc., que são essencialmente os mesmos
Afinal, as empresas de plataforma UGC são apenas uma pequena parte da empresa, mas o UGC como método é aplicável a quase todas as empresas.
Etapa 1: Determine o tipo de conteúdo que deseja obter, conforme mostrado na figura
Passo 2: Construir um cenário de produção para o conteúdo que queremos obter, conforme mostrado na tabela
Passo 3: Determine os canais de distribuição desses conteúdos, conforme tabela
2. Como meio de atividade, o UGC tornou-se um meio eficaz de promoção do usuário.
A NetEase Cloud Music selecionou mais de 5.000 resenhas musicais de usuários de alta qualidade, transformou-as em slogans publicitários e as colocou em grandes quantidades no metrô.
Os slogans publicitários nas garrafas de Jiangxiao Baijiu são todos contribuídos ativamente pelos usuários e o efeito é muito bom.
Como deve ser planejado esse tipo de atividade? Existem dois métodos e ideias:
(1) O conteúdo vem primeiro, ou seja, o conteúdo existente de alta qualidade é exibido ou selecionado e transformado em atividades (como no exemplo acima)
(2) O conteúdo vem depois, ou seja, através da coleta ou seleção de algumas atividades premiadas (como alguns concursos de redação muito comuns, etc.) para incentivar os usuários a produzir conteúdo de alta qualidade
Se organizarmos a primeira atividade e a segunda atividade alternadamente, ou seja, a primeira atividade produz conteúdo por meio de atividades, na segunda vez o conteúdo de saída é transformado em atividades, e na terceira vez as atividades são transformadas em conteúdo, e assim por diante. A galinha põe o ovo e o ovo põe a galinha, o que garante uma atividade de alta qualidade e sua continuidade.
Pontos-chave da aplicação UGC
Três pontos baixos
Limite baixo para participação
Limite técnico baixo
Se um modelo for fornecido, ele será gerado automaticamente
Limite baixo para pensar
Mais três
Muitos tipos de conteúdo
Muitos cenários de produção
Muitos canais de distribuição
Três partidas
Principais benefícios da correspondência de público
Correspondência e distribuição de recursos à população central
Desejo de se desenvolver ainda mais e se tornar popular
Reconhecimento de correspondência de multidão inferior
Perseguindo pontos quentes
Quando perseguir?
Três elementos-chave
① Atributos da marca do produto
Os atributos da marca do produto correspondem ao modelo de negócio, toB, toC, B2B2C
②Saída após embalagem criativa
O resultado após a embalagem criativa corresponde à criatividade e capacidade de execução da equipe
③Número de usuários
O número de usuários corresponde à base de usuários, orçamento e canais
Condições para perseguir pontos quentes
Condição 1: Quão curta é a distância entre o produto e os usuários individuais?
Condição 2: Criatividade e capacidade de execução da equipe
Condição 3: Uma certa base de usuários (orçamento e canais de promoção)
Tipo e aquisição de hotspot
1. Pontos quentes regulares
Feriados nacionais e estrangeiros, eventos históricos, dias de lançamento de produtos, aniversários de empresas
2. Pontos quentes emergentes
Obter canais
(1) Canais públicos: várias classificações populares, como pesquisa quente do Weibo, lista de tendências do Baidu, lista de pesquisa quente do Sogou, etc.
(2) Canais da indústria: Isto é principalmente para pontos de acesso em algumas indústrias, portanto, alguns grupos industriais, redes e outros locais são os melhores canais para obter pontos de acesso relevantes.
3. Pontos quentes previsíveis
Como poderia ser previsível se fosse repentino? Na verdade, existem muitas dessas situações
Por exemplo, “A seleção chinesa de futebol perdeu”, “O mercado de ações entrou em colapso”, “Uma certa estrela ganhou um prêmio”, etc.
Embora esse tipo de evento seja repentino, é um evento previsível e de alta probabilidade para nós.
Que pontos quentes você está perseguindo?
1. Fique por dentro do ciclo de vida
Em termos de atributos de tempo, quanto mais cedo o ponto quente for perseguido, melhor será o efeito;
Se a coisa de “perseguir pontos quentes” continuar por muito tempo, o ciclo de vida de tudo será muito longo. Por exemplo, aos olhos da indústria de publicidade, da indústria de marketing ou de alguns fãs, a questão de "Durex perseguindo pontos quentes" é em si um ponto quente.
2. O crescimento dos pontos quentes e a participação dos usuários
Os usuários geralmente passarão pelas seguintes etapas: conhecer os resultados → resolver os detalhes → analisar as opiniões → extensões subsequentes
Estágio Um: Conheça o Resultado
Fase 2: Classifique os detalhes
Detalhes e motivos do incidente
A terceira etapa: Analisando ideias
É possível criar um comportamento de usuário consistente ou é possível criar vários pontos de vista opostos, cada um com argumentos válidos?
A quarta etapa: prorrogação subsequente
3. Combinação entre pontos quentes e marcas
4. Não busque tópicos quentes políticos e negativos
Perseguir pontos quentes é uma coisa alegre, e um bando de comedores de melão está se divertindo. Só então isso será eficaz.
Como perseguir pontos quentes?
1. Classificando os atributos de pessoas, coisas e coisas
2. Do simples ao complexo, estabeleça conexões com pontos críticos
Se não conseguirmos encontrar o ponto de conexão no nível direto, teremos que conectá-lo por meio de atributos.
3. Divisão de trabalho e colaboração, implementação rápida
Gráfico de resumo
Uso de cupons
Componentes de um cupom
1. Quantia
2. Obtenha condições
3. Condições de Uso
Tipo de cupom
Cupons do tipo "captura", Resolva o problema da drenagem
entender
O que é uma "pegadinha"? É usado como isca para “capturar” usuários, e não como objetivo principal de vendas diretas para gerar lucros.
"Cupons de experiência para projetos de spa" em Dianping, "cupons de desconto para novos usuários" em um aplicativo de entrega de comida e "envelopes vermelhos em dinheiro para novos usuários" em um aplicativo financeiro
Características
1) Alto desconto
2) Sem limite de quantidade total
3) Somente para uso único
O pré-requisito para cupons do tipo "agarrar" é: devemos ser capazes de ganhar dinheiro com os usuários
Cupons "emocionantes", Resolva o problema da maximização do lucro
entender
Esta é a "maximização do lucro", que em economia é chamada de "discriminação de preços". Simplificando, consiste em alcançar diferentes estratégias de preços entre os destinatários.
O papel dos cupons "estimulantes" é que, ao definir alguns cupons com um limite para obtê-los, os usuários que originalmente podem aceitar preços altos podem continuar a comprar a preços altos, enquanto outros usuários que não podem aceitar preços altos podem usar cupons para baixar o preço. para satisfazer seu preço psicológico. Claro, podemos melhorar as condições de aquisição definindo alguns limites, como completar tarefas, precisar encaminhar, etc. Combinado com a fissão que mencionamos antes, o efeito será melhor.
lógica
Lógica 1: Os usuários que originalmente aceitaram preços altos podem não estar dispostos a gastar esse tempo para obter cupons
Lógica 2: Os usuários que originalmente aceitaram o preço alto podem não prestar atenção especial a este cupom.
Características
1) Obtenha o limite
2) Polimorfismo
3) Tempo limitado
Cupons "tipo guia", Resolva o problema do marketing de precisão
entender
O uso avançado de cupons é o marketing de precisão, o que significa enviar cupons diferentes para usuários diferentes e garantir que cada usuário receba os cupons de que precisa.
Neste momento, nossos cupons tornam-se cupons “guiados”, que podem orientar os usuários na direção que desejamos.
Estratificação de usuários
Para usuários com valores baixos de "F"
para orientá-los a aumentar sua frequência de consumo
Ganhe um cupom de 20 yuans ao gastar mais de 100 yuans e é válido apenas por uma semana
Os cupons são válidos para o dia e são enviados com frequência
Para usuários com valor "M" baixo
Oriente-os a aumentar o consumo
Na compra do item A, você pode aproveitar um cupom de 20% de desconto no item B
Cupons combinados para três categorias de produtos A, B e C
O essencial
1) Limite de uso
2) Marketing conjunto
A primeira é a combinação no tempo, ou seja, a combinação desse consumo e do consumo seguinte.
A segunda é a combinação de produtos, ou seja, a combinação do produto A e do produto B.
3) Tempo limitado
Por trás dos cupons está, na verdade, a otimização do sistema de preços dos produtos e a realização do marketing de precisão.
Dez estratégias para "Confiar"
1. Escondendo a verdade
Quando não temos uma boa forma de recomendar nossos produtos aos usuários, podemos fingir ser usuários e interagir com eles para construir um bom relacionamento.
2. Para atrair boas ideias
Quando não temos certeza se devemos lançar algo, podemos usar o método de “confiança” para testá-lo.
3. Crie algo do nada
Quando os usuários têm dúvidas sobre algo sobre nós, devemos usar a prova de "confiança" para aumentar a confiança do usuário.
4. Cerque Wei e resgate Zhao
Quando estamos preocupados com alguma coisa e caímos em uma situação desfavorável, devemos usar o “apoio” para encontrar uma maneira de sair rapidamente dessa “situação desfavorável”
5. Supere a força com suavidade
Quando estamos preocupados com alguma coisa e estamos em uma situação desfavorável e não podemos mudar de assunto, devemos usar “confiar” para superar a rigidez com suavidade.
6. Jogue duro para conseguir
Quando somos colocados em espera e em um dilema, podemos usar “confiar” para encontrar uma etapa para obter um buffer e manter o contato subsequente.
7. Faça um som no leste e ataque no oeste
Quando estamos presos em alguma coisa, podemos usar "tuo" para estimular a razão por trás do assunto de uma forma indireta para orientá-lo a acontecer.
8. Matar galinhas para assustar macacos
Quando não queremos antagonizar diretamente os usuários, mas temos que fazê-lo, podemos usar o método de “confiar” para fazer incursões sutis.
9. Flores desabrochando na árvore
Quando queremos criar um gabinete, mas não conseguimos mobilizar recursos, temos de encontrar formas de transformar várias pessoas do gabinete em nossos "curadores" em diferentes cenários.
10. Cigarra dourada escapa de sua concha
Quando queremos sair de um determinado jogo, então “confiar” é a nossa melhor forma de sair.
Psicologia do Usuário em Operações
Três estágios e estados de desenvolvimento do usuário
A primeira etapa: ganância
Se os usuários puderem obter benefícios, eles virão naturalmente.
A segunda etapa: raiva
Quando surgir o ciúme do usuário, ele ignorará se tirou vantagem disso.
A terceira etapa: loucura
Os usuários ficaram obcecados e pensam que todos os produtos são bons, e os usuários defenderão suas próprias opiniões e posições.
ambicioso
1. Use a “mentalidade de rebanho” para atrair usuários
2. Use o “efeito âncora” para aumentar a disposição dos usuários
O efeito âncora significa que quando os usuários fazem julgamentos sobre um produto, eles são facilmente dominados pela primeira impressão ou pela primeira informação, que é como uma âncora afundando no fundo do mar e fixando o pensamento das pessoas em algum lugar.
3. Use o “efeito catraca” para evitar que os usuários saiam
Uma solução melhor do que "desejo de conseguir o que não consegue" é "medo de perder o que você tem"
O “efeito catraca” refere-se à irreversibilidade dos hábitos de consumo das pessoas depois de formados, ou seja, é fácil ajustar para cima, mas difícil ajustar para baixo. É também o que costumamos dizer: “É fácil passar da frugalidade para. luxo, mas é difícil passar do luxo à frugalidade."
O efeito catraca deve atender a uma das duas condições a seguir:
1. Os usuários não têm outra escolha
2. O custo para o usuário de outra escolha é maior que o custo de manter a escolha original.
4. Use resultados de “certeza” para orientar os usuários na tomada de decisões
As pessoas tendem a escolher uma opção onde a probabilidade de um resultado favorável é conhecida, em vez de uma opção onde a probabilidade de um resultado favorável é desconhecida.
Conclusão: “O pedido deve ser entregue pelo menos antes de um determinado horário, caso contrário você poderá obter recompensas.”
nervoso
5. Crie um cenário de “Dilema do Prisioneiro” para os usuários
O “Dilema do Prisioneiro” na verdade estabelece um “inimigo virtual” para o usuário
Simplificando: "Por que você não usa quando outros estão usando? Se você não usar, os outros serão melhores do que você." Isso obriga os usuários a terem uma mentalidade de comparação e até causar ciúmes.
6. Use o “efeito limite” ou “efeito gaiola” para orientar continuamente os usuários
O efeito limite significa que, uma vez que os usuários aceitam uma solicitação trivial nossa, eles provavelmente aceitarão uma solicitação maior.
O efeito gaiola refere-se ao fato de que as pessoas continuarão a adicionar mais coisas relacionadas a ele que não precisam, com base na aquisição acidental de um item de que não precisam.
O efeito de sugestão refere-se ao uso de métodos indiretos de indução implícita e abstrata para influenciar a psicologia e o comportamento das pessoas em condições de não confronto, induzindo assim as pessoas a agir de uma determinada maneira ou a aceitar certas opiniões, de modo que seus pensamentos e comportamentos sejam consistentes com O objetivo desejado do sugeridor é consistente com
louco
7. Construa um cenário de “efeito ponte suspensa” para promover a confiança dos usuários no produto
A essência do “efeito ponte suspensa”: o efeito produzido pela cena faz com que os usuários pensem erroneamente que é o efeito produzido pelo produto
8. Use o “viés de confirmação” para fortalecer as posições dos usuários
O viés de confirmação significa que as pessoas tendem a defender as suas posições, recolher seletivamente provas, interpretar seletivamente as provas e procurar informações que possam apoiar as suas opiniões originais.
Simplificando, “se os usuários acharem que estão certos, continuarão a provar que estão certos”.
Por exemplo, se estivermos discutindo qual das duas "celebridades da Internet" A e B é mais interessante, é muito provável que inicialmente tenhamos impressões semelhantes de ambas as celebridades da Internet, mas em uma determinada cena, expressamos involuntariamente nossa opinião de que A é mais interessante. Então, de agora em diante, entre duas celebridades da Internet A e B, provavelmente escolheremos apoiar A, porque o que apoiamos não é o próprio A, mas nossas opiniões anteriores.
Para tornar os utilizadores verdadeiramente “obcecados”, a melhor forma não é torná-los obcecados pelos nossos produtos, mas sim vincular os nossos produtos às posições dos utilizadores, porque o que os utilizadores querem defender não é o produto em si, mas a sua posição. Esta é a "loucura" da natureza humana
Quando construímos um produto ou uma marca numa indústria, o mais importante não é tanto se consegue ocupar rapidamente o mercado, mas se consegue ocupar rapidamente a posição do utilizador. E esta é a verdadeira barreira da marca de uma empresa
sub tópico
Aproveitando a situação
A relação progressiva entre coisas e tendências
coisa
O trabalho específico que realizamos durante o processo de operação é chamado de "coisas"
Modo
Essas coisas podem ser melhor realizadas através de alguns métodos científicos introduzidos anteriormente, que são chamados de “formas”.
potencial
A escolha é mais importante que o esforço. Escolhemos o melhor momento para fazer essas coisas.
escritório
O trabalho em equipe é mais eficaz do que trabalhar sozinho. Integramos um grupo de pessoas para trabalhar juntas para concluir essas coisas.
Tomando potencial (três energias potenciais)
Indústrias da moda
Orientação política, dividendos de mercado, progresso científico e tecnológico, etc.
Formas e meios
1. O “potencial” trazido pelos métodos inovadores
2. O “impulso” trazido pelos produtos de grande venda
Um produto popular pode ser um produto, um evento ou até mesmo um artigo popular.
3. O “poder” trazido pelas ferramentas mais recentes
Ponto de efeito Matthew
Devido ao efeito Matthew, mesmo que não haja efeito externo, as duas bolas terão energia potencial própria em lugares diferentes, uma indo para a esquerda e outra para a direita.
Sempre existirá um tal ponto, que é um limite que distingue se a bola vai para a esquerda ou para a direita. Chamamos este ponto de "Ponto de Efeito Mateus"
Gráfico de resumo
Faça um jogo
Entenda a situação
Refere-se a “unir um grupo de pessoas para realizar algo em conjunto para um objetivo e, em última análise, permitir que todos os participantes no jogo obtenham os benefícios correspondentes, criando uma situação ganha-ganha”.
A essência de tal "gabinete" é a "integração", o núcleo é a "oferta e a demanda" e os meios são a "alavancagem"
Três condições para fazer um jogo
(1) Integração: Todos os elementos necessários para formar o bureau estão completos
Do ponto de vista da integração, várias coisas trazidas por vários irmãos podem ser reunidas para formar um jogo hot pot. Esta é uma condição necessária.
(2) Oferta e procura: Para qualquer elemento único, a oferta e a procura estão equilibradas.
Do ponto de vista da oferta e da procura, é aceitável que cada função no “gabinete” satisfaça as suas “necessidades” e exija a sua “oferta”
(3) Alavancagem: os elementos podem alavancar uns aos outros
Do ponto de vista da alavancagem, cada movimento de qualquer personagem pode ser aproveitado.
Estojo de panela quente
O senhor A queria comer panela quente, então chamou alguns irmãos:
A disse para B: Irmão, venha comer panela quente. Temos quase todas as pessoas e comida. Basta trazer um pouco de carneiro cozido quando você vier.
A disse para C: Irmão, venha comer panela quente. Temos quase todas as pessoas e comida. Você só precisa trazer algumas bolinhas de legumes quando vier.
A disse para D: Irmão, venha comer uma panela quente. Temos quase todas as pessoas e comida. Você só precisa trazer alguns ingredientes básicos quando vier.
A disse para E: Irmão, venha tomar hot pot. Temos quase todas as pessoas e coisas. Só traga uma cerveja quando vier.
A disse para F: Irmão, venha tomar uma panela quente. Temos quase todas as pessoas e coisas. Você só precisa trazer uma panela quando vier.
Caso de operação
Caso: Suponha que somos uma empresa de cosméticos. Acabamos de lançar um novo produto e queremos realizar um evento online e offline. Mas o problema agora é: não temos orçamento. Então, como devemos fazer isso?
Na primeira etapa, sabemos que para realizar um evento são necessárias duas condições externas mais básicas: usuários participantes do evento, local e demais equipamentos de hardware.
O segundo passo é que, como não temos orçamento nem forma de fornecer nós próprios estas duas coisas, temos de pensar: Quem pode fornecer estas duas coisas? Depois de investigar os recursos ao nosso redor, descobrimos que: um determinado canal de publicidade (A) pode atrair tráfego para nós, várias celebridades da Internet (B) podem atrair tráfego para nós e um determinado patrocinador (C) pode nos fornecer equipamentos de hardware como como locais.
……Como mostrado abaixo……
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Índice
Pensamentos
Pensamento de cima para baixo
pensamento cubo
pensamento de objeto
Pensamento de juros compostos
Estrutura
Operação de conteúdo
Operação de evento
Operação do usuário
Dados
data chave
Dados três testes
Métodos
Estratificação de usuários
Sistema de crescimento de usuários
Operação comunitária
Fissão (autopropagação)
Uso de UGC
Perseguindo pontos quentes
Uso de cupons
Dez estratégias para "Confiar"
Psicologia do Usuário em Operações
Aproveitando a situação
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